Buscar reposicionamento no mercado de trabalho depois dos 40 anos parece um bicho de sete cabeças pra muita gente, mas, ao contrário do que se imagina, a idade não é documento para conseguir emprego. Por isso, se você já passou dessa faixa etária, fique tranquilo: você pode, sim, encontrar novas oportunidades de trabalho. Em alguns casos, as empresas até preferem que tem mais anos de experiência.

Se você está procurando um emprego após os 40 anos, eu posso te ajudar com algumas dicas!

Tempo X Remuneração

Primeiramente, quando falamos de valores, nem sempre o mercado pode oferecer o que você está buscando. Por isso, neste recomeço, é importante lembrar que sua experiência em determinado ramo poderá ser usada como argumento em uma futura negociação, depois que  você provar o retorno financeiro do seu trabalho.

Confiança

Com as empresas derrubando as barreiras de idade, a volta para o mercado fica um pouco mais tranquila. Por isso, confie mais em você e procure seus propósitos profissionais.

Aprenda sempre!

Mesmo com a sua experiência, o mercado sempre pede mais. Então, busca atualizar seus conhecimentos e verificar o que mudou na atividade que você exercia, descobrindo, assim, quais conhecimentos precisará aprimorar.  

Obs.: algumas ONGs e sindicatos oferecem cursos grátis de capacitação!

Observe e aprenda com os mais jovens

Retornar ao mercado envolve estar disposto a conhecer coisas novas e aceitar que ensinamentos, muitas vezes, poderá vir de pessoas mais novas – e tudo bem! Afinal, isso é fundamental para que o retorno ao mercado seja bem-sucedido.

Não encare isso como uma barreira, mas como uma oportunidade de aprender.

Currículo

Se você está longe do mercado há alguns anos, é bem possível que seu currículo esteja desatualizado. É importante lembrar que ele é o seu primeiro contato com o recrutador, a primeira impressão que ele terá de você.

Por isso, prepare-o de forma objetiva. Retire informações antigas e que não são mais relevantes para os dias atuais. Para isso, você pode contar com o auxílio de um psicólogo ou de um coach de carreira.

Use as redes sociais

Elas são ferramentas importantes na busca pelo emprego. Atualmente, as empresas de recursos humanos usam dessas ferramentas para postar vagas e procurar profissionais que necessitam na internet. LinkedIN, Indeed e Google são alguns sites que podem ajudar.

Entrevista

Quando o dia da entrevista chegar, foque nos seus pontos positivos – e não naquilo que você não sabe ou não teve a oportunidade de conhecer. Conte sua história e foque nas experiências mais relevantes e que tem a ver com a vaga. Evite ser prolixo e acabar revelando seus medos.

Respire fundo e não tenha medo, a vaga certa irá chegar!



Categorias: CoachingPsicologia

%d blogueiros gostam disto: