HISTÓRIA DO COACHING

Ouve –se muito falar sobre Coaching, porém sabe–se pouco a respeito, mas há relatos nas referências bibliográficas que desde 1.500 esse nome foi utilizado em território Europeu, na idade média dado aos condutores de carruagens.

Coaching é uma palavra Inglesa “Coache” de origem do medieval e do atual “coach” que teve origem Húngara (Kocsi), que significa carruagem .

Coach pode ser identificado por dois significados, o primeiro deles é veículo para transporte de pessoa , originalmente carruagem . No século XVIII o Coach era o Tutor que as famílias contratavam para orientar e ler para as crianças aquilo que elas deveriam estudar enquanto andavam de carruagem
sendo assim, instruídas.

A palavra coach caiu em desuso a partir de 1910, e observa-se através de estudos que voltou a ser usada novamente em 1950 no gerenciamento humano para melhorias contínuas .

Em 1960, na cidade de Nova York , ocorreu um programa educacional que introduziu pela primeira vez habilidades que hoje são conhecidas em processo de Coaching de vida. Este programa foi transportado para o Canadá e melhorando com a inclusão do tema resolução de problemas.

Em 1970, nos Estados Unidos, o executivo americano(Tim Gallwey), ao se sentir esgotado dentro de uma organização, decidiu ser técnico de tênis e percebeu que os maiores oponentes dos seus alunos não eram os  concorrentes e sim suas próprias limitações. Foi quando mudou seu formato de aula, ao invés de treinar seus alunos frente a frente, começou a trabalhar ao lado deles buscando novas opções a cada jogada. Obteve tanto sucesso com esse método que foi autor do Best Seller “O Jogo Interno do Tênis” (The Inner Game of Tennis).

Baseando-se nos Métodos de “Coaching” de forma a testá-la em outras áreas começando pelo setor empresarial até descobrirem que o método poderia ser utilizado em todas as áreas que necessitassem de melhorias. Sendo sua base a humana. Tudo se transformava a partir do desenvolvimento daquele que aceite passar pelo processo.

A partir do século XX passou a um novo olhar ampliando o significado da palavra, deixando de ter uma denominação somente acadêmico para o de coach(treinador), as Universidades Americana começaram a chamar seus professores , mestres e instrutores de atletas esportivos deste modo.

No Brasil, iniciou-se em 1970 através de associações esportivas para somente depois entrar na área empresarial, área essa que recebeu de braços abertos a metodologia de “ Coaching “ que ainda mantêm o seu significado original de conduzir o indivíduo para uma etapa mais avançada do seu mundo, sendo referência nas grandes organizações Brasileiras contratar um “Coach” para desenvolver os executivos e suas equipes .  Percebe-se que as empresas que contratam um bom “Coach” se destacam no mercado frente a seus concorrentes.

A palavra Coach traz o sentido de transportar ou levar a pessoa e a ideia de apoiar o indivíduo a sair do “estado atual” para um “estado desejado”. Ainda percebe-se muita dificuldade nas famílias brasileiras em aproveitarem os métodos do “Coaching” para desenvolverem melhor seus relacionamentos pessoais e profissionais, isso devido à falta de informações sobre seus resultados, sendo que aqueles que passaram pelo “Coaching” dizem ter melhorado 80% a convivência entre o meio profissional e pessoal.

“Coach” pode ser compreendida como treinador (como também é utilizada nos esportes ,onde o técnico é chamado de “Coach”). Portanto , o “Coach “ é o profissional responsável pela aplicação do processo de coaching e/ou  treinamento.

Coachee”: identifica o cliente o qual passa pelo processo.

Coaching “: faz referência ao método e às ferramentas que são
utilizadas durante o processo.

Para concluir,  o Coaching é um processo com começo meio e fim, que visa o desenvolvimento de habilidades e competências, para aumentar a performance, pessoal e profissional, de uma pessoa ou equipe, para que acelere o alcance de resultados desejados.
Potencializa os pontos fortes e trabalhar os pontos de melhoria, respeitando a individualidade, crenças e valores de cada um, assim como as vivências e experiências.

Categorias: Coaching

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: