Segundo o dicionário, gratidão significa qualidade de quem é grato, reconhecimento, sentimento de lembrança e agradecimento por um bem recebido.


E, nos últimos tempos, a palavra gratidão passou a ser muito usada. Isso porque todo mundo resolveu expressar ainda mais este sentimento e, principalmente, reconhecer a importância dele para as nossas vidas.
E ainda que soe muito clichê, a gratidão, é sim, algo muito poderoso. Além de ser um sentimento nobre, quem a pratica tende a ser muito mais feliz, pois sabe valorizar tudo o que possui. Quer saber mais sobre isso? Continue lendo este artigo.


Benefícios da gratidão
É fato: pessoas gratas sofrem menos de estresse e são mais felizes. Isso porque elas conseguem enxergar positividade até mesmo nas adversidades da vida. E isso faz com que essas pessoas tenham mais vitalidade, um sono melhor e até mesmo uma recuperação melhor de doenças.
Além disso, quem é grato também é muito mais aberto a receber outros gestos semelhantes. Afinal, gratidão, gera gratidão.


Pesquisa sobre ser grato
De acordo com o psicólogo americano Abraham Maslow, pesquisador coordenador de pesquisas sobre gratidão e seus benefícios, a habilidade de sentir e expressar gratidão são aspectos vitais para a saúde emocional e mental dos indivíduos.
Em suas pesquisas ficou provado que quem pratica a gratidão é muito mais feliz. Segundo os seus estudos, a gratidão contribui para que as pessoas reconheçam o que existe de bom ao seu redor. Ela faz com que as pessoas alimentem menos a ansiedade por aquilo que não tem ou pelo que desejam ter.
Ou seja, ser grato ajuda a exercitar a positividade, melhorando muitos aspectos da nossa vida.


Como ser grato?
O primeiro passo é começar a identificar as coisas boas que acontecem no seu dia. Pense também nas pessoas que te fazem bem e proporcionam coisas boas. Passe a agradecer coisas simples: a vida, a saúde, a disposição, o emprego…
Uma boa forma de exercitar a gratidão é criando um diário. Nele você pode anotar todas as coisas boas que acontecem ao longo do seu dia.

Categorias: Coaching

%d blogueiros gostam disto: