A curto prazo, a compulsão extrema e exclusiva no trabalho ou em algum projeto pode até trazer recompensas, como o alcance de metas e elogios de seus superiores. Mas, fique atento: o workaholism – vício no trabalho – costuma ser descrito como o problema de saúde mental mais “bem vestido e disfarçado”.

No entanto, se você já percebeu que está exagerando e quer livrar-se do estresse que o vício no trabalho pode gerar, procure manter algumas coisas em mente:

  • Comer um lanche sem sair de sua mesa de trabalho não faz bem
    Ainda que seja um lanchinho rápido, como uma simples barra de cereais, o simples ato de levantar da cadeira e comer em um local adequado pode ajudar a elevar a produtividade e, de quebra, evitar problemas de sobrepeso – até porque, não é segredo que pessoas que comem mais lanches durante o expediente apresentam uma tendência maior à obesidade. Isso sem falar que a iniciativa pode se enquadrar nos tempos de intervalos, servindo também como interação e networking com colegas de trabalho.
  • Deixe de checar seus e-mails 24h por dia

Durante o expediente, ok, a iniciativa faz parte da rotina de trabalho. Porém, com as novas tecnologias dos smartphones, muitas pessoas possuem suas contas profissionais logadas na palma da mão. E a Ciência já comprova: ficar conferindo sua caixa de entrada o tempo todo é extremamente prejudicial, visto que aumenta os níveis de estresse e ainda atrapalha suas relações pessoais fora do ambiente de trabalho.

  • Não deixe de tirar férias
    Embora se tenha a consciência da importância do descanso, muitos profissionais adiam suas férias por longos períodos – principalmente trabalhadores autônomos e informais, que geralmente não conseguem ser remunerados durante o período sabático. O simples fato de se desligar por alguns dias e visitar novos lugares é suficiente para diminuir a pressão arterial, melhorar a qualidade do sono e eliminar o estresse.
  • Seu cérebro precisa de intervalos de descanso
    Ok, as tão sonhadas férias só acontecem uma vez por ano. Mas será que você também reserva alguns intervalos para descansar durante o dia? De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade de Hiroshima, a razão ideal entre trabalho e descanso deve ser 52 minutos de labuta seguidos por um intervalo de 17 minutos. É verdade que os chefes dificilmente irão se render à ideia, mas não há dúvidas: deixar o cérebro relaxar e devanear por alguns minutinhos aumenta a produtividade, a criatividade e a capacidade de solucionar problemas. 
Categorias: CoachingPsicologia

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