O FILME PROFECIA CELESTINA E  OS PARALELOS COM O PROCESSO DE COACHING

 

REFLEXÕES BASEADA NO FILME PROFECIA CELESTINA

Filme baseado no livro best-seller A Profecia Celestina publicado em 1993 por Jemes Redfield, que viajou ao Peru para estudar e entender o significado de nove importantes manuscritos

No filme, o espectador mergulha na heroica missão do autor, e em sua aventura para chegar no alto das montanhas dos Andes e compreender o significado contido nas nove visões anunciadas em polêmicos manuscritos.

Um antigo manuscrito é encontrado nas florestas peruanas, contendo nove visões que a humanidade precisa conhecer.

No decorrer de suas descobertas percebe o verdadeiro sentido da vida e do seu próprio destino e estabelece um contato sem igual com a sua espiritualidade.

Com base no filme “A Profecia Celestina”, abaixo as noves profecias apresentadas no filme:

1) A primeira profecia fala de nos tornarmos conscientes das coincidências em nossa vida, percebendo-as como parte de um plano do qual fazemos parte.

2) A segunda profecia é uma interpretação mais correta da história, numa perspectiva mais ampla com uma nova consciência de tempo.

3) A terceira profecia mostra que o universo é composto de uma energia pura e maleável a intenção e expectativas humanas e essas fazem nossa energia fluir para o mundo e afetar outros sistemas de energia.

4) A quarta mostra o mundo humano como uma disputa acirrada pela energia e, portanto pelo poder, e compreendendo isso transcenderemos todos os conflitos, aprendendo a buscar energia de outra fonte.

5) A quinta ensina que o universo nos proporciona tudo que necessitamos, bastando apenas que estejamos abertos a isso.

6) A sexta define que devemos trazer à consciência nosso drama de controle familiar para avançar no caminho da sabedoria.

7) A sétima fala de como atraímos os objetos e como certos sonhos nos orientam, assim como pensamentos e devaneios, como guias.

8) A oitava explica como podemos ajudar os outros quando nos trazem as respostas que buscamos, descrevendo uma nova ética para a convivência harmoniosa entre os seres.

9) A nona explica como a cultura humana vai mudar no próximo milênio: “orientados por suas intuições todos saberão o que fazer e quando fizer isso se ajustará harmoniosamente às ações dos outros, ninguém consumirá em excesso, pois, teremos abandonado a ideia de posse e domínio para ter segurança”.

A Profecia Celestina é um filme intrigante que nos incentiva a abrir a mente a ideias pouco convencionais sobre a natureza da existência humana. É um trabalho cativante de “ficção” passado no Peru, contendo vários “insights” a cerca das nossas almas e uma nova maneira de viver.

É uma história controversa no sentido que vai contra crenças religiosas tradicionais, mas não o faz de um modo insultuoso. Simplesmente propõe uma nova maneira de pensar sobre como interagimos uns com os outros, em termos da energia que damos e recebemos, e da maneira como a nossa infância desempenha um papel nesta distribuição de energia.

Também nos desafia a perceber a Natureza; a parar e apreciar a árvore que passamos todos os dias a caminho do trabalho.
Propõe que talvez o nosso mundo nunca foi suposto ser gerido pelo Governo, a máquina de fazer dinheiro que é hoje. Nós começamos com a ideia certa, procurando Deus e a Verdade, mas de alguma maneira, no meio de guerras e escândalos nos perdemos e começamos a ir ao caminho errado, esquecendo a nossa missão original.

O filme traz algumas lições que podem ser associadas aos aprendizados adquiridos em um processo de Coaching onde possibilita à pessoa uma transformação interior e novas descobertas sobre si mesmo e sua missão vida.

  1. Percebe-se a importância de adquirir conhecimento que possibilita a descoberta de sua razão de existir. Essa caminhada do coachee até a construção de sua missão de vida é auxiliada por um Coach;
  2. Contribuir de maneira positiva na vida das pessoas e não somente pensar em si mesmo e nos seus próprios objetivos se torna um grande aliado para o crescimento e amadurecimento pessoal;
  3. No filme, assim como no Coaching um aprendizado fundamental é que mais importante do que ter é ser;
  4. 4. A evolução do ser é e deve ser uma constante. O indivíduo, mesmo tendo chegado à concretização de um objetivo deve seguir no seu processo de evolução pessoal e espiritual;
  5. A busca de John pelos 9 manuscritos é cercada de inseguranças, assim como em um processo de Coaching, cabendo ao profissional ajudar e auxiliar o Coachee a seguir firme nos seus propósitos até que este alcance os resultados desejados.

Enfim, há vários pontos em comum entre o filme um processo de coaching e  definitivamente o  filme é para mentes abertas, à leitores menos céticos. E se possível coloque suas crenças e teorias completamente de lado antes de desfiar esta história, penso que poderá se beneficiar enormemente dela. Podendo expandir a nossa mente e se dar a oportunidade de ver a humanidade como um todo, onde um passa a sentir o que o outro sente, o local onde duas fontes de conhecimento se tornam uma terceira muito maior com a soma das energias.

Fiquei encantada com o filme, e mais ainda com a possibilidade de ampliação da mente,  da energia, e o paralelo com o processo de Coaching,  magnífico.

%d blogueiros gostam disto: