ENCONTRE RESILIÊNCIA EM VOCÊ E RESOLVA OS SEUS PROBLEMAS NO TRABALHO
O que é ser uma pessoa Resiliente?
A resiliência representa a capacidade de se adaptar ou até mesmo evoluir após momentos de adversidade. Para a psicologia, ser resiliente é ter a capacidade de dar a volta por cima, lidando e superando adversidades e transformando experiências negativas em aprendizado.
Imagine uma régua de MADEIRA de 30 centímetros, se você fizer pressão sobre ela, irá quebrar-se, ou seja, irá parar de dar resultados. Agora imagine uma régua de ACRÍLICO de 30 centímetros, se você fizer a mesma pressão, ela irá “flexibilizar” e não irá quebrar. Tudo isso quer dizer que uma régua de acrílico é muito mais resiliênte e/ou flexível do que uma régua de madeira.
Algumas pessoas são réguas de madeira, elas se quebram com facilidade. Qualquer problema as deixam emocionalmente abaladas. Outras pessoas são réguas de acrílico, isto é, quando aparece uma pressão ou dificuldade elas se “flexibilizam” e continuam dando resultados.
Há uma pesquisa do Instituto ISMA
( International Stress Management Association )
sobre os PROBLEMAS no trabalho no Brasil:
- 82% dos profissionais apresentaram traços de ansiedade;
- 78% confessaram ter momentos de agressividade no trabalho ou em casa;
- 65% consideravam seu nível de stress de regular a péssimo;
- 30% dos pesquisados disseram sofrer de burnout – Desgaste físico e mental causados pelas pressões no trabalho;
- 80% das pessoas disseram estar desmotivadas no trabalho.
A pesquisa ainda revela que caso os sintomas acima se prolonguem por mais 6 meses a pessoa pode iniciar um processo de depressão, impedindo que ela realize suas atividades diárias na totalidade.
Uma das soluções para esses problemas e/ou dificuldade está na capacidade de superar e se adaptar as situações de dificuldade ou de risco, não deixando a emoção tomar conta, ou seja, sendo Resiliente.
Veja algumas dicas para ser uma Pessoa Resiliente:
- Assuma o controle das suas atividades durante o dia a dia resolvendo e se antecipando aos problemas e sairá da empresa com o sentimento do dever cumprido;
- Controle seus impulsos emocionais quando as adversidades da vida aparecerem, não causando confusões;
- Busque o equilibrio emocional necessário para lidar com pessoas difíceis. Mesmo que estas pessoas queiram conflito, você não permitirá que elas te desequilibrem;
- Não permita que um dia ruim de trabalho atrapalhe os relacionamentos com a sua família, saiba separar o trabalho da vida pessoal;
De acordo com Paulo Sabbag, autor do livro “Resiliência: competência para enfrentar situações extraordinárias na sua vida profissional” (Negócio Editora), não se deve confundir o conceito com insensibilidade.
Tristeza, dor e desânimo são experimentadas pelo profissional resiliente – mas não por muito tempo. “Indivíduos de elevada resiliência sofrem com as perdas, mas seu luto é abreviado; ‘desmontam’ diante de graves adversidades, para depois se recuperar e até se tornam ainda mais fortes”, escreve Sabbag.
O mercado de trabalho mais do que nunca, precisa de profissionais elásticos, aqueles capazes de interagir com pressões de forma positiva, sem “quebrar” com o impacto das crises.
E você ? Se quebra com facilidade, se desequilibra emocionalmente perante as dificuldades da vida ? Ou se adapta, se flexibiliza, sabendo lidar emocionalmente com os problemas e as pressões do dia a dia ?
A SOLUÇÃO ESTÁ NA RESILIÊNCIA!