Conheça neste post a Diferença entre Coaching e Psicoterapia 

Muitas pessoas ainda confundem Coaching e psicoterapia. Por serem processos que guardam algumas semelhanças, há quem pense que se trata da mesma experiência, no entanto não é bem assim. Tanto no processo de Coaching quanto no acompanhamento terapêutico, existe um profissional que conduz o paciente (ou cliente) por um caminho de reflexão em busca de soluções. No entanto, são duas formas de intervenção que se baseiam em técnicas diferentes.

O Coaching trabalha com pessoas que não sofrem necessariamente de algum transtorno psicológico ou psiquiátrico, ou seja, não tem caráter terapêutico. O foco está sempre no futuro, visando atingir objetivos específicos. O olhar é sobre a solução, e não na detecção de um problema. Não há diagnósticos nem aconselhamentos.

A terapia trabalha com pessoas que apresentam problemas, disfunções ou transtornos psicológicos e psiquiátricos, entre outras queixas e dilemas, pessoais, interpessoais, sociais e espirituais. Possui um caráter clínico, geralmente realizado por um profissional de Psicologia, que tem como propósito investigar e analisar os conteúdos trazidos pelo paciente para solucionar o problema. Embora, a psicoterapia seja também eficaz para aqueles que apenas buscam maior autoconhecimento, esta é uma prática de poucos adeptos, persistindo ainda a crença ultrapassada de que psicólogo é para loucos.

Na terapia psicanalítica ou analítica, a efetividade do tratamento deixa grande responsabilidade sobre o terapeuta, embora seja essencial que o paciente esteja disposto a confiar e desnudar sua psiquê. Já no processo de Coaching, o cliente é o responsável pelo sucesso da jornada, cabendo ao Coach apenas mostrar caminhos para nortear o Coachee, de quem a caminhada depende.

Uma outra  diferença está no Coaching ter foco no presente para o futuro, revisitando o passado  apenas para integrar e re-significar o que está desatualizado.

As duas abordagens trazem benefícios à vida das pessoas. O que definirá a escolha por uma ou por outra é o objetivo do cliente. Se ele já possui metas e objetivos claros, o mais indicado é o Coaching, porém se seus anseios são mais voltados para a resolução de um trauma ou transtornos  emocionais, psiquicos , a psicoterapia é a mais indicada.

Muitas vezes, a psicoterapia e o Coaching podem ser complementares, mas nunca substitutos um do outro. As duas técnicas têm valor e eficácia, variando de acordo com as necessidades de cada pessoa.

Categorias: CoachingPsicologia

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: